terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Leitura Deleite.


      Durante o ano de 2014, a professora Erika Rivera ao iniciar suas aulas para os alunos dos 3° anos lia histórias com temas desenvolvidos em sala de aula.


Uma dessas histórias contadas durante este ano foi "Até as princesas soltam pum" de Allan Brenman e Loniz Brenman que despertou muitas risadas  e a curiosidade dos alunos.
     






Formatura Proerd.


    O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), que realiza palestras em sala de aula para orientar os estudantes sobre os riscos do uso de drogas e fortalecer o relacionamento entre polícia e comunidade, formou terça-feira (25/11/2014) cerca de 900 alunos de escolas de Itanhaém. A entrega dos certificados ocorreu na sede do Satélite Esporte Clube.
    O programa atende unidades públicas e privadas por meio do esforço cooperativo entre a Polícia Militar e a família dos alunos participantes com o objetivo de oferecer atividades educacionais em sala de aula, desenvolvendo suas potencialidades e ajudando a preparar cidadãos mais críticos, capazes de resistir às pressões para o uso das drogas.
    Desde o início, o programa atua levando mensagens educativas para crianças e adolescentes sobre a questão do respeito à família, idosos e professores, fazendo com que os estudantes se tornem multiplicadores da prevenção sobre a violência.

  A aluna  do 5° ano A Gabryella Aparecida Costa de Morais foi a ganhadora da melhor redação com o tema "O que aprendi com o Proerd".
  Os alunos ganhadores receberam medalhas e presentes. 

Alunos do 5° ano A. 




Aluna Gabryella  - ganhadora da melhor redação. 

Aluno Pablo, homenageando o instrutor cabo Sérgio Carvalho.  



Recebimento do certificado. 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Projeto "Educando para o trânsito".


A Escola Pedrina recebeu no dia 29 de outubro de 2014 (quarta-feira) o projeto da Prefeitura Municipal de Itanhaém "Educando para o trânsito".


Monitores e professores ensinam os estudantes a obedecerem à sinalização, placas, leis e regras de trânsito, fazendo com que pedestres de hoje se tornem motoristas conscientes de amanhã. O projeto visa despertar nos alunos o interesse pelas regras a serem obedecidas no trânsito, por meio de atividades recreativas realizadas na ‘Minicidade de Trânsito’, representada por monumentos históricos e as principais avenidas e ruas de Itanhaém.

Com a orientação de monitores do Departamento de Cultura e professores da unidade, as crianças transitam de bicicleta pelo espaço e aprendem de forma segura a importância de atitudes que podem ser fundamentais para o trânsito, como por exemplo, atenção no momento de atravessar a rua, uso do cinto de segurança e capacete em casos de bicicleta ou moto, entre outros.

O projeto percorrerá as escolas municipais em diversas regiões do Município. A expectativa é que até o final do ano todas as unidades com alunos do Pré I e II tenham participado das ações preventivas promovidas pela Secretaria. 






















Visita ao Horto Florestal - Proerd.



     Alunos do 5° ano A (turma matutina) juntamente com a coordenadora Vitória e a professora Marisa Rodrigues visitaram o Horto Florestal de São Vicente. Essa visita foi proporcionada pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – PROERD, com o instrutor cabo Sérgio Carvalho.
 As crianças adoraram ver de perto os animais do horto, principalmente o leão que é o mascote do Programa PROERD e o simpático hipopótamo.
 Os alunos agradecem ao PROERD e ao Cabo Carvalho pelo maravilhoso passeio. 










O que é o PROERD?

O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que tem por objetivo evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso.

   Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas.

   O PROERD é um programa eminentemente preventivo, estratégico, tendo como objetivo principal educar as crianças em seu meio natural, a escola, com o auxílio de policiais fardados e professores. Dá ênfase especial em alcançar as crianças na 4ª série do Ensino Fundamental, mostrando-Ihes os efeitos das drogas e ensinando as habilidades necessárias e motivação para manterem-se longe desse mal.

   O programa também busca oferecer aos estudantes uma chance de ver os adultos corno amigos e pessoas em quem eles podem confiar.

    Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

    O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos.

  Da Califórnia o programa D.A.R.E. se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.

 Visita ao horto florestal realizada no dia 02/10/2014.