quinta-feira, 2 de abril de 2009

" Dia Internacional do Livro Infantil "


"...Os adultos perguntam com frequência o que acontecerá aos livros quando as crianças deixam de os ler.Talvez esta seja uma resposta:«Nós carregá-los-emos todos em enormes naves espaciais e enviá-los-emos para as estrelas!»Uau...!Os livros são realmente como estrelas num céu noturno. Há tantos, não podem ser contados e frequentemente estão tão longe de nós que não ousamos procurá-los. Mas imaginem só como ficaria escuro se um dia todos os livros, esses cometas no nosso universo cerebral, partissem e cessassem de fornecer essa energia ilimitada da imaginação e do conhecimento humano..."


"Contar histórias para crianças é sustentar o imaginário, é ter a curiosidade respondida em relação a muitas perguntas, é encontrar idéias para solucionar questões, é uma possibilidade de descobrir o mundo intenso de conflitos, dos impasses, das soluções que todos vivemos e atravessamos através dos problemas que vão sendo enfrentados (ou não), resolvidos (ou não), pelos personagens de cada história. Fazer de conta é uma fonte de cura muito rica para crianças da pré- escola. Você pode ver crianças aliviando seus próprios sentimentos quando as observa brincando.
É ouvindo histórias que se pode sentir emoções importantes, como a tristeza, a raiva, a irritação, o bem estar, o medo, a alegria, a insegurança, vivendo profundamente tudo o que as narrativas provocam em quem as ouve, com toda a amplitude, significância e verdade que cada uma delas fez (ou não) brotar.
É através de uma história que se podem descobrir outros lugares, outros tempos, outras maneiras de ser e de agir... É ficar sabendo História, Geografia, Filosofia, Política, sem precisar saber o nome disso tudo.
O significado mais íntimo e profundo do conto será diferente para cada criança e também desigual para cada uma em diferentes momentos da vida. Mas é através de várias histórias que a criança passa a compreender o mundo dos contos, e a mensagem básica transmitida a ela é: que na vida é inevitável a luta contra dificuldades, é algo que faz parte da existência humana, porém se a pessoa não se intimida e enfrenta com firmeza os obstáculos e as injustiças, conseguirá dominá-los e sairá vitoriosa.
A criança deve ser estimulada desde pequena pelo gosto da leitura, pois é até os sete anos de idade que ela forma este gosto pela leitura. Não importa que a criança não saiba ainda fazer a leitura de um livro, pois o professor deve ler e assim, dar esta referência de leitura para ela. É preciso tornar as crianças familiarizadas com os livros, orientando-as quanto ao manuseio e à sua conservação.
Pais e professores que lêem livros para as crianças estão contribuindo para terem futuros leitores, com um caminho infinito de descobertas e de compreensão do mundo. Existem muitas coleções e livros avulsos apropriados para crianças em idade Pré- Escolar, assim como histórias Bíblicas e livros de poesias, que ao ler para uma criança este tipo de literatura, além do prazer que esta leitura em si proporciona, os adultos estarão contribuindo para educar-lhe o ouvido e a sensibilidade.
Ver e ouvir histórias não é apenas um lazer, um passatempo; é, também, um recurso valioso e agradável para a predisposição à aprendizagem e para sua complementação."

Desde 1967, a 2 Abril por ocasião do aniversário de Hans Christian Andersen, comemora-se o International Children's Book Day (Dia Internacional do Livro Infantil) ,para inspirar o amor pela leitura e chamar a atenção dos livros para crianças. Este evento foi estabelecido pela UNESCO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário