quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PLANTANDO IDEIAS



Estudantes concentram esforços no plantio de mudas de árvores frutíferas em escola

Alunos da E. M. Pedrina Pompeu Bastos plantam mudas de árvores nativas e frutíferas.



Mais do que conscientizar estudantes sobre educação ambiental, o projeto desenvolvido pela Escola Municipal Pedrina Pompeu Bastos está mobilizando crianças da pré-escola ao 5º ano, a concentrarem esforços no plantio de mudas de árvores nativas e frutíferas em diferentes locais da unidade escolar. Entre as espécies estão ameixeira, araçazeiro, amoreira, pitangueira, figueira, lichieira, pinheira, laranjeiras, abricó e abil.


O projeto quer intensificar a relação dos estudantes com a natureza por meio de ações desenvolvidas durante o cotidiano escolar. Professores e profissionais da unidade querem disseminar a prática além dos muros da escola e, para isso, criam condições reais capazes de familiarizar os alunos com o ambiente.


Cada classe será responsável por cuidar de uma árvore. Ainda com as mãos cobertas de areia, a aluna do 5º ano Samira Muniz Assaad Nassabaine, de 10 anos, está animada com a responsabilidade que dividirá com os colegas. “É importante porque conhecemos novas espécies e somos orientados sobre a preservação da natureza. Por exemplo, abricó é uma fruta que conheci durante a plantação das mudas na escola”.

O cuidado com o meio ambiente é uma orientação trabalhada com alunos desde cedo. Junto com as atividades práticas eles descobrem a origem da espécie, quando chegou ao Brasil, tempo de floração, frutificação, propriedade das respectivas frutas com informações sobre os benefícios que oferecem a saúde, acompanhamento, monitoramento e os cuidados.

“No mundo em que vivemos é importante valorizar as árvores, principalmente as frutíferas. Nós adultos pegamos uma geração destruída por causa do progresso. Agora é o momento de retomar ações que conscientizem os estudantes sobre a preservação do meio ambiente”, conta a professora do 3º anos Erika Bajgar Rivera Duarte.

A expectativa da aluna da pré-escola, Ingrid Vitória, de 7 anos, é poder colher as frutas no futuro. “Vou querer falar em casa o que fiz na escola. Sei que esses alimentos são saudáveis e, por isso, devemos respeitar a natureza”, finaliza.





Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário