segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Roberto Rocha Pombo traz a magia das histórias na Biblioteca

ENCONTRO – Aos poucos os personagens ganham vida nas mãos do escritor que divertiu e encantou o público presente na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.


Bonecos-marionetes como o Palhaço Macarrão e a dançarina do ventre Sara Sarada fizeram a alegria de crianças e adultos, nesta sexta-feira (12), no programa Viagem Literária – Contação de Histórias. Em sua passagem por Itanhaém, o escritor Roberto Rocha Pombo divertiu e encantou o público presente na Biblioteca Municipal Poeta Paulo Bomfim.
Aos poucos os personagens ganham vida nas mãos de Roberto Rocha Pombo. Segundo o escritor, no livro é possível tirar objetos e personagens inusitados e engraçados.  Presenteado com duas sessões de Contação de Histórias, nos períodos da manhã e tarde, o público foi apresentado ao gigante intitulado “O Livro Mágico”, criado para fomentar o gosto pela leitura e exercício da imaginação.
A fantasia tomou conta do espaço, e até quem estava só assistindo, soltou a imaginação, e se aventurou em narrar histórias. A aposentada Ana Maria Varela não contou, mas adorou o entrosamento entre as crianças. “Todas as atividades que a biblioteca tem proporcionado sempre participo. A biblioteca de Itanhaém funciona. Sinto que a linguagem oral leva o desenvolvimento da linguagem escrita. Estão de parabéns”, salienta.
O Viagem Literária, que tem como sede as bibliotecas públicas, visa estimular o prazer da leitura e despertar nos novos leitores um olhar mais literário. O programa é considerado um importante condutor de conhecimento, já que permite a aproximação direta do escritor com o leitor. A programação é gratuita e aberta ao público de todas as idades.
O professor Roberto Cid de Campos que dá aula em Peruíbe não perde a oportunidade de prestigiar mais um evento da biblioteca, já que a sua presença é constante. “Achei impressionante, muito bom. Já estou acostumado a vir aqui, no viagem literária. O encontro enriquece o nosso conhecimento”, finaliza.
O cronograma se estende de junho a novembro e é divido em módulos, como: Bate-papo com o Escritor – Literatura para Todos, Contação de Histórias, Bate-papo com o Escritor – Literatura Infanto-juvenil, Bate-papo com o Escritor – Leituras Escolhidas e Oficina de Criação Literária.
O Programa Viagem Literária da Secretaria de Estado da Cultura, criado em 2008, promove uma verdadeira turnê de escritores renomados e jovens talentos pelo Estado, levando mais de 350 atividades a bibliotecas de todo o Estado.
SOBRE O ARTISTA – Roberto Rocha Pombo tem um extenso currículo construído a partir de suas inúmeras facetas: artista plástico, escritor, roteirista, ator, poeta, cenógrafo, bonequeiro, vitrinista e educador, além de pesquisador na área das terapias alternativas.
Natural de São Paulo, deixou a capital para viver e produzir sua arte na cidade de São Bento do Sapucaí. Desde a infância construía miniaturas, e hoje se tornou especialista na construção de réplicas minúsculas.
Como ator, dedicou-se a diversos espetáculos de teatro, fez contação de histórias no SESC/SP, enquanto na televisão construiu e deu voz à árvore da novela “Meu pé de laranja lima” (TV Bandeirantes), marcante sucesso na época, tendo ainda trabalhado como criador de efeitos especiais (SBT), além de realizar um trabalho de miniaturização para o apresentador Fausto Silva, o Faustão (da Rede Globo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário